Fase de classificação do Brasileiro Feminino chega à reta final. Tricolor luta pela permanência

Por LUCIANO ABREU

A fase de classificação de grupos do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 entrou em sua reta final. Faltam apenas três rodadas para definição das equipes classificadas à segunda fase. Três jogos também separam as duas equipes (uma em cada grupo) com menor pontuação para troca de divisão em 2018.

No Grupo 1, o Iranduba/AM tem a liderança isolada com 30 pontos e vaga já garantida para a segunda fase da competição, seguido por Corinthians/SP, com 28 pontos; Audax/SP, 20 pontos; e Kindermann, 17 pontos (a equipe de Santa Catarina perdeu três pontos por utilizar atleta irregular). O Vitória ocupa a última colocação ao somar dois empates.

No Grupo 2, Rio Preto/SP e Santos/SP dividem a liderança com 28 pontos, seguidos por Flamengo, 18 e Ferroviária/SP, com 14 pontos.  Na última colocação está o Vitória/BA, com 2 pontos.

Sem vencer em onze jogos, o Tricolor das Tabocas tem apenas uma meta nas três rodadas finais: evitar uma queda vertiginosa de segunda melhor equipe no Ranking de Clubes da CBF para debutante da Série A2, em 2018. O risco, portanto, é iminente.

Nesse cenário, o principal oponente é o Grêmio de Porto Alegre, com 4 pontos. Antes do confronto direto que ocorrerá na décima quarta, e última rodada da primeira fase, Vitória e Grêmio terão que encarar dois jogos difíceis.

Já na próxima quarta-feira (12ª rodada), o Vitória enfrenta em casa o São Francisco do Conde/BA; enquanto o Grêmio vai a São Paulo jogar contra o Corinthians/SP.

Na 13ª rodada, no dia 24 de maio, o Vitória vai à Osasco, enfrentar o Audax/SP, enquanto o Grêmio estará em Recife jogando contra o Sport.

Se não tropeçar nas próprias pernas, como tem ocorrido em praticamente todos os jogos, o Vitória terá nesta quarta-feira uma grande oportunidade. Uma vitória em casa levaria o Tricolor das Tabocas a ultrapassar o Grêmio na pontuação, caso a equipe do Rio Grande do Sul, não pontue contra o Corinthians.

CONFIRA OS JOGOS:

 

12 rodada:

Quarta- 17, 15h

Vitória x são Francisco

17h

Corinthians x Grêmio

 

13 rodada:

Quarta, 24

24 rodada:

Grêmio x Sport

Audax x Vitória

 

14 rodada:

Quarta, 31

Vitória x Grêmio