Pernambucano muda fórmula e o Vitória volta a enfrentar o trio de ferro

LUCIANO ABREU

O torcedor pernambucano e os clubes do Interior do Estado tinham razão. Já estava na hora de  Sport, Náutico e Santa Cruz voltar a participar da fase inicial do Estadual.

A proposta defendida em julho pelo G7 (grupo formado por sete clubes da primeira divisão) a fim de evitar a contínua queda do número de torcedor nos estádios, e de valorização do competição e estímulo ao torcedor, foi acatada pela FPF na reunião do Conselho Arbitral  realizada na última terça-feira (3).

O NOVO CAMPEONATO PERNAMBUCANO:

Em 2018 todos os clubes voltam a se enfrentar na primeira fase da competição, em jogos de ida. Os oito melhores avançam a fase seguinte. O Estadual terá início no dia 17 de janeiro. Serão 11 clubes (os 10 já classificados, deste ano, mais o campeão da Série A2/2017). Os clubes terão dez jogos na primeira fase, com pontos corridos. Quartas de final e Semifinal serão disputadas em jogo único. A decisão a competição em jogos de ida e volta.

O rebaixamento será definido na fase inicial; apenas 1 clube sobe em 2018 para o grupo de elite do Estadual. Em 2019 o Pernambucano volta a ter 10 clubes.

A diretoria do Vitória já iniciou os preparativos para a competição e tem conversado com alguns nomes para definir a comissão técnica e em seguida, a formação do elenco que disputará o Pernambucano.