Com classificação antecipada para as quartas de finais Tricolor busca se manter entre os quatro melhores do Estadual

Por Luciano Abreu

Faltando duas rodadas para o final da primeira fase do Campeonato Pernambucano 2018, o Vitoria já tem assegurada matematicamente sua classificação para as quartas de finais do Estadual. Com uma campanha construída na regularidade, o Tricolor se manteve confortavelmente na parte de cima da tabela desde o início da competição.  Em nove rodadas a equipe nunca deixou a zona de classificação, chegando a liderar a competição na quinta partida.

A excelente fase teve como fator decisivo os bons resultados nos confrontos diretos. Foram os chamados ‘jogos de seis pontos’ que projetaram a equipe para as primeiras posições. Nesse tipo de duelo, o Vitória foi um time com precisão cirúrgica e levou a melhor em todos.

Numa competição de tiro curto, a batalha começou cedo. Já na terceira rodada, o Tricolor das Tabocas, então sétimo colocado, encontrou o Pesqueira, na oitava colocação. A vitória por 2×1, fora de casa, levou o Tricolor à terceira posição na tabela, enquanto o Pesqueira caiu para a 11ª. Outro confronto decisivo ocorreu na quinta rodada, contra o América. Mais um embate, mais uma vitória. O trunfo por 5×2 fez o Vitória subir quatro posições e assumir a ponta do campeonato. Após a folga na tabela, o Tricolor, então quarto colocado, encontrou o líder Central pelo caminho, a vitória por 1×0, na Arena de Pernambuco, tirou a liderança da Patativa e colocou o Vitória em segundo lugar na competição, atrás apenas do Náutico.

Agora na reta final, o Estadual ficou ainda mais acirrado, com as equipes buscando definições na parte de cima e de baixo da tabela. Para fechar a primeira fase os dois jogos que restam são cruciais para as pretensões do Tricolor na competição.  A boa campanha garantiu ao Vitória a vaga na Série D do Brasileiro em 2019.

No próximo domingo (4), a partida contra o Afogados da Ingazeira (9º colocado) é decisiva para assegurar o jogo único da quarta-de-final na Arena de Pernambuco, a casa do Tricolor das Tabocas no Pernambucano. A outra partida, no encerramento da primeira fase, o Vitória se encontra com o Flamengo de Arcoverde (10º), na Arena. pressionado pelo Salgueiro, quinto colocado com 13 pontos, o Tricolor precisa vencer para se distanciar dos adversários.

Para esses dois confrontos o técnico Fernando Lins pretende contar com força máxima do elenco, diferente da última rodada quando perdeu a invencibilidade. A comissão técnica, aliada aos profissionais de fisioterapia do clube, vem trabalhando forte para recuperar os atletas em tratamento no DM.

O meia-atacante Geovane e um dos recuperados. Titular desde a primeira rodada o meia sabe que além do bom futebol a experiência tem um peso importante em partidas decisivas. “Essa é uma hora onde o fator ‘experiência’ conta muito e pode decidir”, conta.

A dois jogos sem marcar o artilheiro do campeonato, Thomas Anderson, viu Caxito do América, encostar na artilharia e ameaçar o trono. O goleador tricolor chega às rodadas finais falando em encerrar o jejum, mas evita comparação. Nós no Vitória estamos focados em nosso objetivo. Me sinto na responsabilidade de marcar e ajudar a minha equipe. Ele (Caxito) está fazendo a parte dele, domingo vou fazer a minha, dispara.

Ainda sem arbitragem definida pela FPF, Afogados da Ingazeira e Vitória entram em campo às 16h, no Vianão.