Clubes, FPF, Imprensa e Arena apostam na unidade para fortalecer o futebol pernambucano

A busca por soluções para viabilizar economicamente o futebol do estado levou os clubes profissionais, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a Arena e a Imprensa a se reunirem no primeiro Fórum de Clubes do Futebol Pernambucano. O evento organizado pelo G7 trouxe como principal assunto da pauta a queda nas receitas dos clubes e a falta de incentivo ao esporte. A reunião denuncia a emergência de soluções e se caracterizou pelo ineditismo ao reunir os clubes das séries A1 e A2 e setores atrelados ao futebol.

O consenso entre os participantes é que o futebol de Pernambuco é o único da região que não conta com incentivos para o seu desenvolvimento. Os presidentes dos clubes apontaram que a falta de recursos dificulta o investimento nas equipes em todas as categorias, por conseguinte, baixa a qualidade e a competitividade dos clubes do estado em campeonatos regionais e nacionais. “O futebol é tradicional e como todos os esportes tem uma dimensão e um papel social, sendo um braço da educação e um caminho para a cidadania, faz parte da nossa cultura, movimenta a economia e dar visibilidade aos produtos turísticos das cidades, não pode ser excluídos das políticas de governo”, defendem os mandatários.

João Antônio, presidente do América e vice-presidente do G7, grupo que reúne os clubes profissionais do estado na busca por melhorias para o futebol pernambucano, ressalta que os clubes precisam de apoio e cita a própria experiência com o centenário América, seis vezes campeão estadual, mas que tem enormes dificuldades para manter uma estrutura profissional de um clube cuja história o faz patrimônio do povo.

Sem investimentos financeiros a qualidade técnica das equipes fica prejudicada, defendeu no encontro o presidente do Santa Cruz, Constantino Junior, que chama a atenção para o momento crítico que passa o futebol pernambucano.  “O encontro mostra a união dos clubes em busca de soluções, de viabilidade, espero que a gente consiga melhorar o nível técnico, o nível de investimento, a preparação e qualificação dos profissionais. Hoje foi o primeiro passo e certamente teremos êxito e venceremos as dificuldades”, afirma.

Alerta aceso também para um dos principais equipamentos esportivo do país, a Arena de Pernambuco, que terá o Vitória como único clube na carteira de clientes em 2019. Mesmo em viagem em Barcelona, o diretor geral da Arena enviou à reunião, Marcelo Simões, como seu representante devido a importância dos temas debatidos. A Arena de Pernambuco tem se mostrado uma parceira importante do futebol pernambucano, oferecendo alto nível em estrutura física e acomodação, além de proporcionar ao torcedor uma experiência semelhante aos grandes centros mundiais devido a qualidade do equipamento, algo que deve ser valorizado.

Times de grandes torcidas como Náutico e Santa Cruz que também participaram do Fórum estão vivenciando as mesmas dificuldades para montar suas equipes e horar os compromissos financeiros e encorpam a proposta do G7. As equipes da Série A2, por sua vez, têm um cenário ainda mais difícil, destacou o presidente do Vera Cruz, Fernando Nogueira.

De acordo com o vice-presidente e diretor de competições da FPF, Murilo Falcão, representando no evento o presidente da entidade, Evandro Carvalho, a troca de ideias entre clubes e federação torna o futebol mais forte e é o caminho para deixar a competição mais atrativa para o torcedor e ajudar os clubes economicamente. “Essa unidade entre os clubes e a FPF é muito importante para dinamizar nossa competição e fortalecer nossos filiados em competições regionais e nacionais. Estamos buscando melhorias e novas saídas junto com os clubes. A iniciativa do Fórum caminha nesse sentido, de levar alegria ao torcedor, de levá-lo aos estádios, de fortalecer os clubes e essa é a visão do presidente Evandro Carvalho que tem se mostrado sensível aos anseios dos clubes e um parceiro na concretização das melhorias. O G7 desde o início representa os clubes profissionais e tem trazidos propostas que viabilizam o futebol”, declara Falcão.

Para o presidente do Salgueiro, Zé Guilherme, a troca de experiências entre os parceiros promove unidade, fortalece os clubes e aprimora a prática administrativa dos dirigentes. “É sempre muito importante discutir como melhorar a participação dos clubes do Interior. Isso fortalece nosso campeonato. Esse é um espaço que os clubes grandes ou pequenos podem dar sua opinião, compartilhar suas experiências, ouvir a experiências dos outros clubes, da federação, dos empresários, da Imprensa. Isso permite uma reciclagem, aprimora o seu trabalho, traz uma evolução diária dentro do futebol”, destaca o mandatário do Carcará.

No encontro a experiência do jornalismo esportivo também foi ouvida. De acordo com George Guilherme, apresentador e chefe de Redação do Globo Esporte, em Recife o Fórum aponta novos caminhos. “Este é um momento onde os principais personagens do Campeonato Pernambucano, que é uma competição tão importante, de tanta tradição, colocam na mesa suas divergências e convergências, discutem abertamente o que é possível melhorar e avançar para transformar o Campeonato Pernambucano de 2019 num grande sucesso. A competição já melhorou muito em 2018, houve avanços, interiorização, uma final inédita”, explica Guilherme.

Para o radialista Wellington Araújo o diálogo permitirá novas ideias e formas para elevar o nível da competição. “O futebol de Pernambuco está precisando de ideias. É muito saudável essa interação entre Imprensa e presidentes de clubes para que o futebol do estado volte a ser forte. Vivemos um péssimo momento e precisamos de unidade”, conta.

Organizado com o objetivo de discutir melhorias para o futebol de Pernambuco o G7 propôs em 2018 a alteração na fórmula do Estadual para incluir a participação dos três grandes clubes na primeira fase do Estadual o que acabou resultado em maior atratividade da competição e aumento de público nos estádios.

O Campeonato Pernambucano de 2019 terá seu início no dia 19 de janeiro e a expectativa é de repetição dos números crescente que apontam a volta do torcedor aos estádios.

Ao final do evento o presidente do G7 e presidente de Honra do Vitória, Paulo Roberto, ofereceu uma confraternização em nome da entidade aos participantes do primeiro Fórum dos Clubes Pernambucano. O Institucional ficou com a FACOL com apoio do Radar e Pitú.

 

GALERIAS DE FOTOS DO PRIMEIRO FÓRUM DE CLUBES PERNAMBUCANO: