Fernando Alcântara assume o comando técnico do Vitória. Treinador chega falando em contratação

Por Luciano Abreu

O paulista Fernando Alcântara de 52 anos se apresentou a diretoria do Vitória no início da manhã desta sexta-feira (21). O encontro ocorreu logo após o seu desembarque no aeroporto Gilberto Freyre. À tarde o treinador tricolor foi apresentado ao elenco e acompanhou a movimentação no Centro de Treinamento Antônio Lelé.

No primeiro dia como técnico do Vitória Fernando Alcântara falou sobre as expectativas e desafios que terá no comando do Tricolor das Tabocas na temporada.

Um dos pontos abordados pelo treinador foi a montagem do elenco.  “A montagem vai ser uma coisa necessária. A diretoria me passou que temos hoje aqui no CT 16 jogadores de linha, outros estão sendo aguardados. Novos atletas virão até termos um quórum suficiente. É justamente nesse processo que teremos que ter bastante critério para poder trazer jogadores que venham a dar aquele ajuste e aquela competitividade que a equipe vai necessitar na competição”, conta.

Sobre a indicação de nomes para composição do elenco Fernando afirmou que já está em conversa com a direção tricolor. “Já estamos vendo juntamente com o pessoal da comissão, com nosso coordenador, o diretor e o gerente de futebol. Cada um dando sua parcela de colaboração com nomes que podem vir fazer parte do grupo”.

Alguns setores receberão a atenção especial do treinador. “Vamos ter um olhar especial com o sistema defensivo, principalmente na contratação de zagueiros. Traremos também volantes e certamente jogadores do meio pra frente, que jogam nessa faixa de campo, e que formam a coluna do time; o setor de sustentação”, afirma.

Sobre a competição de tiro curto, onde em nove jogos serão decididos os classificados para a fase seguinte da competição, vagas no Brasileiro e as equipes rebaixadas, o técnico tricolor afirma que chega ao Vitória para superar os desafios. “Costumo dizer que os problemas todos sabem, cabe a nós trazermos a solução, esse é meu modo de pensar. É pra isso que estou aqui, vamos em busca das soluções para fazer o melhor campeonato que o Vitória já fez até agora”, afirmou.

Com passagens destaca no Salgueiro em 2014, Fernando tem no currículo experiência no futebol internacional. À frente do Timor-Leste nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o treinador disputou vaga na chave dos Emirados Árabes, Palestina, Malásia e da forte Arábia Saudita que ficou com a vaga. “Elevamos o nível técnico da equipe. Contra a palestina fizemos um jogo histórico, estávamos ganhando até os 93 minutos de partida quando saiu o gol da Palestina, mesmo assim fizemos história.”, relembra. Esta foi a primeira vez que a seleção do Timor-Leste participou da segunda fase das eliminatórias de copa do mundo. Além do Timor-Leste, Fernando Dirigiu a equipe Sub-20 do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

 

Foto: Luciano Abreu