Por Luciano Abreu

Da pequena cidade de Damolândia no estado de Goiás o então volante Uidemar escreveu o seu nome na história do futebol brasileiro. Atuando por clubes como Goiás, Botafogo e Flamengo, foi um colecionador de títulos. A lista é grande e comporta alguns internacionais como a Taça Teresa Herrera na Espanha e a Copa Kirin, no Japão, além de atuar por três temporadas no futebol mexicano.

No início da carreira no Goiás foi tricampeão estadual nos anos de 1987/ 88 e 89. Já no Flamengo, onde disputou 163 partidas  conquitou ao lado de Zinho e Júnior, a maioria dos títulos que o consagrou como jogador. Em 1990, recém chegado do Goiás, levantou três títulos em menos de doze meses: a Taça Guanabara, a Taça Teresa Herrera (Espanha) e a Copa do Brasil; no ano seguinte o Campeonato Carioca. Em 1992, ainda pelo Flamengo, conquistou a Copa Kirin e colocou a faixa de pentacampeão brasileiro no peito.

Volante de contenção Uidemar recebeu proposta para atuar no futebol mexicano onde disputou três temporadas pelo Leon, clube com o qual sagrou-se campeão da Concacaf em 1995.  A coleção de títulos é mais extensa. Com a camisa do Botafogo conquistou o Campeonato Carioca em 1996 e novamente a Copa Teresa Herrera, da Espanha.  No ano seguinte participou da histórica campanha que levou a Ponte Preta à Primeira Divisão paulista.

Com a Seleção Brasileira foram 23 convocações entre 1987 e 1990 e atuações ao lado de Zico e Bebeto. Como treinador manteve o perfil de vitórias e já amealhou três títulos estaduais. O Bicampeoanto pelo União Inhumas (GO) em 1999 e 2002, e o título amazonense pelo Penarol em 2011. No Goiás foi observador e coordenador técnico da base e treinador do Sub-18 time com o qual conquistou o bicampeonato Goiano da categoria em 2003 e 2007.

No Tricolor das Tabocas o treinador pretende escrever mais um capítulo dessa vitoriosa carreira. Procura incorporar ao seu trabalho o conhecimento adquirido com treinadores como Wanderley Luxemburgo, Felipão, Evaristo de Macedo, Telê Santana, Carlos Alberto Silva e Sebastião Lazarone, treinadores com os quais já trabalhou. Antes de comandar o treino da tarde desta quinta-feira (31), o técnico Uidemar de Oliveira falou de sua trajetória no futebol. Confira.

<