Alexandre Mathias foi convidado para comandar o Vitória em busca do título inédito de campeão da Copa do Brasil. Além deste desafio, Alexandre tem também a responsabilidade de manter a hegemonia no Estado de Pernambuco, já que o Vitória venceu os quatro últimos campeonatos estaduais.

 Recém chegado dos EUA, onde ministrou clínicas de futebol e uma palestra num simpósio para treinadores de Los Angeles, Alexandre terá pela frente o seu segundo  trabalho no Tricolor das Tabocas, pois em 2012 ele dirigiu a equipe de Beach Soccer, vice-campeã da Taça Brasil, evento disputado no Rio de Janeiro.

Em 2009, Alexandre  comandou a equipe que sagrou-se campeã mundial da Copa do Mundo de Futebol Feminino das Forças Armadas, evento realizado nos EUA. Em 2010, foi convidado para dirigir a Seleção Brasileira Feminina de Futebol Social, tendo conquistado o título no Mundial do Rio de Janeiro, o terceiro lugar em Paris, em 2011, e o vice-campeonato em 2012, no México.

Desde 1999, tem coordenado diversos treinamentos e pré-temporadas de equipes norte-americanas no Brasil, incluindo a Seleção Sub-17 e o Programa de Desenvolvimento Olímpico dos EUA, como também em algumas oportunidades, nos EUA, junto ao Brazilian Soccer Institute e desde 2002 ao Team Chicago Soccer Club. Há 11 anos, Alexandre dirige o Team Chicago Brasil, preparando atletas para indicações de intercâmbios no exterior, em especial bolsas de estudos universitários nos Estados Unidos da América, fruto de parceria com o Team Chicago Soccer Club e com o Brazilian Soccer Institute e atuações na Europa. Ao longo desses anos, mais de 30 atletas já seguiram para o exterior.

Na sua vida militar, Alexandre Mathias recebeu diversas condecorações e serviu na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, Primeiro Grupo de Defesa Aérea, Academia da Força Aérea e na Comissão de Desportos da Aeronáutica, com mais de 20 anos de experiência de atuação com eventos nacionais e internacionais em diversas modalidades desportivas, incluindo participações junto a Comissão Desportiva Militar do Brasil e ao Conselho Internacional do Desporto Militar. Nos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, exerceu a função de Gerente Auxiliar de Futebol. Na CBF, Alexandre já foi o coordenador técnico e observador dos Campeonatos Brasileiros de 2000 e 2001.

Na CDA, atuou como Instrutor de Futebol, Relações Públicas, Instrutor de Educação Física e Assessor de Imprensa. Foi encarregado do Programa Forças no Esporte em 2009 e 2010. Em 2009, com a criação da Seleção Brasileira Militar de Futebol Feminino, foi indicado pelo Ministério da Defesa para ser o técnico da equipe, que sagrou-se campeã mundial na competição realizada em Biloxi, Mississipi, EUA.

Feliz com o convite, o neto de “Acylino de Souza Ferreira”, um dos fundadores do Everest A.C., clube de futebol carioca com mais de 50 anos de fundação, se diz muito motivado com esse novo desafio: “- é uma grande honra para mim comandar uma equipe de um dos clubes que mais tem trabalhado em prol do desenvolvimento do Futebol Feminino no Brasil. O Vitória vem fazendo história na modalidade. Com a Graça de Deus, vou para Pernambuco no intuito de colaborar com a equipe, em busca de títulos, mas também ajudar humildemente a evolução desta modalidade em constante crescimento no nosso Brasil.”