A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) definiu, na tarde desta segunda-feira (18), no salão nobre da entidade, o formato – inédito – do Campeonato Pernambucano Série A1/ 2020, que tem o seu início marcado para o dia 18 de janeiro. Já o seu encerramento está datado para o dia 26 de abril.

Proposto pela FPF e aprovado pelos clubes, o Regulamento Específico da Competição (REC) conta com cinco fases. Na primeira delas, os dez clubes se enfrentam em turno único, com jogos apenas no sistema de ida. Os dois melhores classificados avançam direto para as semifinais da competição, enquanto os outros quatro disputam as duas vagas restantes. Um novo quadrangular vai definir as duas equipes rebaixadas para a Série A2 de 2021.

A grande final contará com jogos de ida e volta. A equipe melhor colocada na fase inicial do campeonato será a mandante do segundo confronto. Em caso de empate, o título será decidido pela cobrança de pênaltis.

“A reunião foi muito boa, pois definimos o tudo em apenas um encontro. Tivemos a satisfação do alinhamento e entendimento de todos os clubes. A gente fica feliz, porque este regulamento foi fruto de estudo técnico, levando em conta tanto o comercial quanto a parte técnica e a competitividade”, afirmou o presidente Evandro Carvalho.

Com informações da FPF