O Campeonato Pernambucano de Futebol encerra a temporada 2020 com uma experiência marcante pela inusitada situação de pandemia, após vários meses de incertezas quanto ao retorno das atividades, agora chegamos à rodada de finalização que traz uma final com a força do interior representada pelo Salgueiro contra o Santa Cruz, no próximo domingo, e o último jogo, que ocorrerá no dia 05 de agosto, para se conhecer o Campeão.

Nossa gratidão às cidades que receberam os jogos das rodadas finais (São Lourenço da Mata, na Arena de Pernambuco, Caruaru, no Estádio Antônio Inácio, Petrolina, no Paulo Coelho, Salgueiro, no Cornélio de Barros, e Afogados da Ingazeira, no Estádio Vianão) e respeito a todos os clubes de Pernambuco, as autoridades do Estado e dos Municípios envolvidos, aos atletas, aos árbitros, a imprensa de uma forma geral e principalmente a Federação Pernambucana de Futebol, pelo esforço no intuito de cumprir o protocolo de sanitização na sua totalidade.

O resultado deste ano apresenta um cenário que sinaliza que o futebol vem criando novas possibilidades e motiva o crescimento do esporte em nosso estado. Parte desse sucesso deve-se ao amor e dedicação dos dirigentes e ao apoio dado as equipes, bem como a lisura e transparência da FPF em todo o campeonato.

Ao grupo do G7, venho expressar os sinceros agradecimentos e reconhecimentos pela sua valiosa participação na realização do campeonato, que no hexagonal final, dos seis clubes classificados, quatro fazem parte do G7 (Salgueiro, Retrô, Central e Afogados) e também ao Náutico e Santa Cruz por estarem entre eles.

A todos os times meus sinceros agradecimentos, principalmente aqueles que lutam no quadrangular da permanência (Sport, Vitória, Petrolina e Decisão). É tempo de organizar um conjunto de ações e somadas às alegrias e conquistas nesses 106 anos de disputa, aprender com os erros é não ser omisso, aumentar as vitórias e aproveitar os bons momentos vividos, a exemplo do Clube Retrô, que como caçula conquistou a série D e uma vaga para a Copa do Brasil. Assim sendo, é preciso criar uma meritocracia dentro do nosso campeonato, buscando igualdade, tendo como base a classificação dos clubes.

Para a final do campeonato se classificaram Santa Cruz e Salgueiro, respectivamente os dois clubes que realizaram as melhores campanhas durante todo o campeonato, e que o vencedor seja aquele que realmente mereça ao final das duas partidas realizadas. Esses jogos ocorrerão na cidade de Salgueiro, no próximo domingo, e a última partida que será no dia 5 e terá o mando de campo do Santa Cruz, que seja realizado onde o tricolor do Arruda achar melhor para si. É importante frisar que por merecimento do futebol pernambucano e do Salgueiro, que chega a sua terceira grande final, é justo que realize seu primeiro jogo em sua cidade, no Estádio Cornélio de Barros.

Com dedicação, confiança em um futuro melhor e superação, chegamos a final do campeonato com a preservação da saúde e da vida de todos os envolvidos na competição. Esperamos que 2021 com a graça de Deus seja ainda melhor.

Cordialmente,

Diretoria do G7
Paulo Roberto Leite de Arruda