Vitória x Sport fazem a primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil no domingo às 10h. Foto: Luciano Abreu

Por Luciano Abreu

Enquanto algumas equipes entram em campo definindo os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil o elenco do Vitória treina. Já são duas semanas inteiras suando a camisa desde a classificação sobre o Caucaia/CE.

A partida contra o Sport adversário das quartas de final só acontece no próximo domingo, dia 24. Até lá o renovado elenco tricolor vai seguindo a risca a programação estabelecida pela comissão técnica.

Vitória x Sport em qualquer que seja a modalidade ou o palco é sinônimo de grandes jogos. No futebol feminino, desde 2010 as equipes pernambucanas realizaram grandes embates e protagonizaram decisões dignas de registro pelo Estadual. agora elas irão se enfrentar pela primeira vez na Copa do Brasil.

Em termos de retrospecto os números dizem muito e estão a favor do Vitória. O Tricolor não perde uma partida há quatro meses. A última derrota do Tricolor das Tabocas foi no dia 25 de novembro na disputa do terceiro lugar da Copa Libertadores da América contra o São José/SP.

Contra o Sport a última partida foi no dia 12 de maio de 2012; final do Pernambucano e goleada do Vitória por 8×0.

Falando em finais de Pernambucano, o Tricolor das Tabocas leva uma grande vantagem sobre a equipe rubro-negra da Ilha. Criado há quatro anos, o time feminino do Vitória levantou o tricampeonato vencendo o Sport em todas as finais.

Na Copa do Brasil o Tricolor das Tabocas para chegar as quartas de final resolveu em apenas de três partidas. Foram duas vitórias fora de casa e um empate no Carneirão. Marcou treze gols e sofreu apenas dois.

Precisou apenas de uma partida para eliminar o Cesmac/AL por 9×0; a maior goleada da primeira fase. Em seguida passou pelo Caucaia/CE vencendo fora de casa por 2×0 e empatando no Carneirão por 2×2.

Do lado de lá, o time rubro-negro voltou a Copa do Brasil após três anos, beneficiado pela crescente pontuação do Vitória no ranking da CBF; o que deu direito a Federação Pernambucana a indicar mais um representante na competição nacional.

Dentro de campo o Sport chegou as quartas de final com quatro partidas. Venceu três e empatou uma. Passou pelo Kashima/PB, na estreia, com uma vitória por 5×1 fora de casa e um empate em 1×1 no jogo de volta, na Ilha do Retiro; na fase seguinte as oitavas de final, o Sport passou pelo Iranduba/AM com duas vitórias; a primeira em casa por 2×1 e 2×0 em Manaus.

 

Quem vencer o clássico regional terá pela frente o São Francisco do Conde/BA que garantiu vaga no último sábado ao empatar em 2×2 contra o Internacional/MA em São Luiz.