Por Luciano Abreu

As 20 melhores equipes de futebol feminino do Brasil, de acordo com o ranking da CBF, fazem a partir da próxima quarta-feira, dia 11, o primeiro campeonato brasileiro. A competição terá patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e é um esforço da CBF e do Governo Federal para reformular a modalidade no país.

Confirmado como o único representante pernambucano na competição nacional, o Vitória entra em campo às 20h, da quarta-feira, no estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. O adversário é um velho conhecido em disputas da Copa do Brasil, o Caucaia do Ceará.

A primeira fase será regionalizada. Serão cinco grupos e quinze estados representados. No grupo do Vitória estão Caucaia,  Botafogo da Paraíba, Mixto, do Mato Grosso e São Francisco do Conde, da Bahia. A organização da competição ficará a cargo da Sport Promotion, como já aconteceu com a Série B do Brasileirão. As equipes terão passagens aéreas, hotel e alimentação custeadas  pelo patrocinador que adquiriu o naming rights (direitos sobre o nome) da competição.

Depois da conquista do quarto título invicto do Pernambucano Feminino a diretoria do Tricolor das Tabocas fez algumas reformulações na equipe. Trocou o comando técnico e fez algumas contrações. Bruno Angeiras que já esteve a frente do time em 2011 volta a assumir  a equipe. No elenco contratações como a da  zagueira e Andiara, Chu Santos e Amanda Leite já atuaram pelo Vitória em 2011 e a lateral  que também ja vestiu a camisa do Vitória dão mais experiência ao time. Outros reforços também já aportaram no Carneirão como Michelliny,  Catherine, Girlaine e Risangela para ajudar o Tricolor das Tabocas na busca do primeiro título nacional.

A competição será transmitida pela Band na TV aberta; e Band Sport e Fox Sport nos canais pagos.