No mês que marca a estreia do Campeonato Pernambucano Sub-23, a expectativa dos clubes é grande para poder entrar em campo.  No Vitória das Tabocas, campeão da competição em 2013, a ansiedade toma conta dos semblantes dos jogadores, dos mais jovens aos experientes. No elenco, que tem como técnico o experiente Laelson Lima, onde o mesmo utilizará muitos atletas que  são remanescentes das últimas temporadas e, entre as caras conhecidas do torcedor local está Escuro, revelado nas divisões de base.
Nascido numa comunidade quilombola chamada Chã dos Negros, em Passira, no Agreste do Estado, Guilherme dos Santos enfrentou muitas dificuldades para alcançar o objetivo de ser profissional. Antes de jogar pelo Vitória tentou a sorte na capital, mas não deu certo.  Hoje, o atleta busca uma grande chance no futebol e encontra aqui na  Vitória de Santo Antão a oportunidade de crescer. O jogador não esconde a ansiedade e admite que vai dar o melhor de si para conseguir voltar à primeira. “Vai ser um campeonato de muita luta, de muita batalha, mas com fé em Deus nós vamos conseguir o objetivo que é classificar pra primeira divisão. Vou fazer de tudo para subir com meus companheiros”.
Sobre sua aparição na mídia quando surgia como profissional,  Escuro afirma que seus contatos dentro do futebol melhoraram e que se tornou mais conhecido onde mora. “O pessoal tá me conhecendo mais lá onde vivo, graças ao futebol. Eu fui mais reconhecido na minha cidade”, concluiu o jogador, que já sofreu preconceitos por causa da cor. Guilherme é volante, mas joga avançado ou improvisado como lateral direito. A estreia do Vitória será no dia 23, mas o adversários do grupo ainda não foram definidos.
Com informações de Márcio Souza do Blog Futebolnodomingo.com