Vitória com força máxima para a rodada das emoções

Por LUCIANO ABREU

A última rodada da primeira fase do Brasileiro Feminino 2017 reserva ao torcedor emoções ao limite. A principal competição do futebol feminino promete jogos de tirar o fôlego na definição dos finalistas e na zona de rebaixamento, especialmente no Grupo 1.

Na parte de cima, Iranduba/AM (1º, 36 pontos) e Corinthians/SP (2º, 34) brigam pela liderança.  Na zona intermediária, Kindermann/SC (4º, 18 pontos) e Sport/PE (5º, 18) brigam pela última vaga para a segunda fase.

Saindo da linha intermediária Vitória x Grêmio fazem um embate com todos os elementos para emocionar o torcedor. É dessa partida que sairá o sobrevivente da Série A1 e a última equipe rebaixada, já que o Vitória/BA (Grupo 2), com apenas dois pontos caiu para a Série A2 em 2018.

O desafio do Tricolor das Tabocas é empatar em casa. A situação confortável foi construída nas últimas rodadas quando o time teve uma visível evolução na competição e somou pontos importantes. Se o começo não foi bom, o retrospecto das últimas rodadas é muito satisfatório: o time venceu o São Francisco/BA em casa e cedeu o empate ao Audax/SP, equipe que luta por classificação na parte de cima da tabela, somando 4 pontos e empurrando o Grêmio à zona de degola.

Os números não mentem. O ataque do Vitória não entrou em campo pra brincadeira. Este foi o setor mais eficaz e o de maior evolução nos dois últimos jogos: marcou seis vezes, ou seja, 37,5% dos gols da equipe na competição foram marcados nas duas partidas finais. Do lado gaúcho, apenas um gol em dois jogos e cinco em todo o campeonato.

A única vitória da equipe gaúche foi justamente contra o Tricolor das Tabocas, na rodada de abertura da competição. Mas pesa o fato de a equipe gaúcha não vencer a 12 rodadas. O retrospecto apimenta a partida e certamente levará o torcedor do Tricolor das Tabocas a lotar as dependências do estádio Ewerson Barbosa, em Chã Grande, nesta quarta-feira, 31.

Para encarar o Grêmio o Vitória vai a campo com força máxima. A única baixa é a zagueira Roberta, cumprindo suspensão de duas partidas.

Confira os confrontos do GRUPO 1:

Iranduba/AM x Kindermann/SC

Sport/PE x Audax/SP

Corinthians/SP x São Francisco/BA

Vitória/PE x Grêmio/RS